A toxoplasmose afeta a visão?

toxoplasmose-ocular-dra-carolina-kita-oftalmologista-sao-paulo

Afinal, a toxoplasmose afeta a visão?

Segundo dados do Instituto Adolfo Lutz, 1 em cada 3 pessoas no Brasil tem a doença, que pode provocar alguns sintomas, desde os mais leves aos mais graves.

Portanto, além de explicar nesse conteúdo se a toxoplasmose afeta a visão, vamos também descobrir quais são as demais consequências da infecção, suas formas de transmissão, diagnóstico e mais. Boa leitura!

O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que nem sempre se manifesta no organismo do infectado, especialmente se o indivíduo estiver com o sistema imunológico fortalecido.

No geral, a infecção por esse parasita ocorre quando o paciente ingere cistos do Toxoplasma gondii por alimentos, água ou carnes infectadas.

Sua origem é associada às fezes de gatos, que liberam o protozoário, contaminando o local e/ou os alimentos.

Como a doença é transmitida?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a toxoplasmose não é transmitida pelo contato físico com gatos infectados, mas pela ingestão dos ovos de Toxoplasma, liberados pelas fezes dos felinos.

Portanto, você pode ter gatos em casa ou até mesmo acariciar os bichinhos sem preocupação, mas, para evitar o contágio, é preciso ficar atento aos objetos que dividem os locais com os felinos, especialmente aqueles que levamos à boca por hábito, como chaves, canetas, louças, entre outros.

Além disso, a transmissão pode ocorrer pela ingestão de água, alimentos ou carnes infectadas, então, é preciso também ficar atento à origem desses itens e sempre lavar as verduras, frutas e legumes adequadamente.

A toxoplasmose também pode ser transmitida pelas mães para o feto, especialmente quando a infecção ocorre durante a gravidez. Nesses casos, o cuidado deve ser redobrado, pois as consequências do contágio para o feto podem ser mais graves.

Quais são os principais sintomas?

Em pessoas com sistema imunológico saudável e fortalecido, a toxoplasmose não costuma causar nenhum sintoma ou, quando provocado, são mais amenos — similares a uma gripe, como febres baixas, sensação de mal-estar e dor de garganta.

Esses sintomas mais leves costumam sumir em algumas semanas e sem a necessidade de intervenção médica, fazendo até mesmo com que muitos nem suspeitam da doença.

No entanto, em pessoas com sistema imunológico debilitado, a infecção por parasita pode causar problemas maiores:

• Fraqueza em um lado do corpo;

• Dificuldade de falar;

• Problemas de visão;

• Dor de cabeça;

• Confusão;

• Convulsões;

• Erupção cutânea;

• Febre e calafrios;

• Dificuldade em respirar.

O surgimento dos sintomas depende do local no qual a infecção se instalou, podendo ser no cérebro ou em todo o corpo.

Além disso, as crianças nascidas com essa doença, em razão do contágio durante a gravidez, podem apresentar defeitos congênitos — ou até mesmo morrerem antes, ou logo após nascer.

Dentre os sintomas mais apresentados pelos recém-nascidos que sobrevivem ao parto estão:

• Erupção cutânea;

• Convulsões;

• Cabeça grande ou pequena;

• Icterícia;

• Coriorretinite;

• Aumento do volume do fígado e do baço.

A toxoplasmose afeta a visão?

A toxoplasmose pode afetar a visão, quadro este que chamamos de toxoplasmose ocular.

Normalmente, ocorre em pacientes com sistema imunológico enfraquecido ou em bebês que nasceram com a doença.

Isso ocorre, pois a doença pode causar lesões em diferentes locais do sistema ocular, variando suas consequências para a visão conforme o local afetado.

Por exemplo, a toxoplasmose pode provocar desde uma inflamação do fundo do olho (uveíte) — que geralmente deixa a visão turva — ou atingir a mácula, dando origem à perda da visão central.

Os principais sintomas, nesses casos, são a visão embaçada, dor ocular, sensibilidade à luz e surgimento de manchas escuras na vista. Em quadros mais graves, a infecção também pode causar a cegueira.

Então, quando o paciente chega em nosso consultório com queixas de manchas pretas ou quadros recorrentes de visão turva, devemos analisar o caso e, ao suspeitarmos da toxoplasmose, pediremos um exame de sangue para confirmar a doença.

Como ocorre o diagnóstico da doença?

O diagnóstico da toxoplasmose ocorre por meio de exames de sangue, que detectam se há a presença de anticorpos contra o parasita, produzidos pelo nosso organismo durante uma infecção.

Esse exame é pedido pelo médico em caso de suspeita da doença, devido à manifestação dos sintomas apresentados acima.

toxoplasmose-olhos-dra-carolina-kita-oftalmologista-sao-paulo

Além disso, pacientes com sistema imunológico enfraquecido costumam fazer o monitoramento desse quadro e outros tipos de infecção.

Outro exame que os médicos podem solicitar é a punção na coluna vertebral, que serve para investigar a presença de material genético (DNA) do Toxoplasma gondii no sangue.

Nos casos em que a toxoplasmose afeta a visão, como será o tratamento?

O tratamento visa controlar a infecção aguda, reduzir a inflamação e prevenir danos permanentes à visão.

Após o diagnóstico da toxoplasmose ocular, receitamos medicamentos capazes de combater esse parasita e um corticosteroide, para diminuir a inflamação.

Quando as pessoas têm um sistema imunológico saudável, geralmente são tratadas por algumas semanas.

No entanto, aqueles com AIDS ou outras condições que enfraquecem o sistema imunológico recebem os mesmos medicamentos, mas o tratamento é estendido, geralmente por pelo menos seis semanas, até que todos os sinais de infecção desapareçam.

Ressaltamos que recorrências são comuns e há várias opções de terapia de manutenção crônica, que são mantidas até que o sistema imunológico melhore.

Em casos graves, pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos, como a vitrectomia, para remover lesões oculares significativas.

Vale lembrar que o acompanhamento regular por um oftalmologista é fundamental para monitorar a progressão da doença e ajustar o tratamento, conforme necessário.

exame-toxo-olhos-dra-carolina-kita-oftalmologista-sao-paulo

Como prevenir problemas de visão causados pela toxoplasmose?

Prevenir a toxoplasmose é fundamental para evitar os sintomas oculares.

A melhor forma de prevenção é a higienização correta dos alimentos e das mãos, especialmente após manusear carnes cruas, terra ou a caixa de gato — que deve ser limpa com frequência e, de preferência, com o uso de luvas.

Além disso, você deve cozinhar completamente as carnes, em uma temperatura de 74 a 75 °C, garantindo que esses parasitas sejam mortos.

Evite também ingerir água não filtrada ou que não conheça a origem.

Em caso de suspeitas da infecção ocular por toxoplasmose, marque imediatamente uma consulta com um oftalmologista.