Cirurgia descolamento de retina em São Paulo: entenda!

cirurgia-descolamento-retina-sao-paulo-dra-carolina-kita-oftalmo-sp

Precisa realizar a cirurgia descolamento de retina em São Paulo?

Este é um tratamento indicado para esta condição que, caso não receba um pronto atendimento, coloca em risco a visão do paciente.

Assim, conhecer mais sobre esse problema e como funciona a cirurgia é importante para te manter atento, bem como incentivar a procura de uma profissional qualificada o mais rápido possível ao notar que algo não vai bem.

O que é o descolamento de retina?

O descolamento de retina é uma condição ocular séria em que essa estrutura transparente, localizada na parte superior do olho, se separa da camada subjacente de suporte tecidual, podendo resultar em uma perda de visão.

Lembrando que a retina desempenha papel fundamental, pois atua como uma espécie de tela onde as imagens são formadas antes de serem transmitidas ao cérebro para processamento e interpretação.

estrutura-olhos-dra-carolina-kita-oftalmo-sao-paulo

Mesmo que não provoque dor, esse problema pode causar:

• Pontos flutuantes na visão;

• Muitos pontos de luz intensa;

• Visão embaçada;

• Perda de visão periférica;

• Sangue no humor vítreo.

Então, em caso de suspeita de descolamento dessa estrutura, é fundamental buscar atendimento médico com urgência.

Por que o descolamento de retina pode ocorrer?

O descolamento de retina ocorre quando esta estrutura se separa da camada subjacente de tecido ocular, que fornece oxigênio e nutrientes essenciais.

Pode se iniciar em uma área pequena, muitas vezes devido a uma ruptura na retina, como uma laceração ou, menos frequentemente, um furo.

Se essa área não for devidamente aderida novamente, o descolamento pode progredir para afetar toda a retina.

Isso pode acontecer devido a diferentes fatores, como traumas oculares, idade avançada, miopia, cirurgias oculares prévias, inflamações intraoculares ou líquido acumulado sob a retina

Outras causas para esse problema são as complicações de doenças que afetam a retina, como o diabetes.

Além disso, pessoas com histórico familiar desse problema possuem mais chances de apresentar o descolamento.

Como será o diagnóstico?

Ao suspeitar dessa condição, realizamos o mapeamento de retina, que permite identificar o descolamento.

Nos casos em que esse descolamento não é visível nem com esse aparelho, podemos solicitar também uma ultrassonografia, pelo menos para descartar o problema e continuar investigando as causas dos sintomas apresentados.

Esse cuidado é necessário, pois quanto antes for realizada a cirurgia descolamento de retina, maiores são as chances do paciente não perder a visão.

Cirurgia descolamento de retina em São Paulo: como esse procedimento é realizado?

A cirurgia descolamento de retina é a principal forma de tratamento desse problema ocular, que permite juntar essa estrutura novamente ao tecido subjacente.

Realizamos esse procedimento em um local adequado, com os equipamentos necessários para a correção, conforme o método mais indicado para o quadro do paciente.

Afinal, nos casos de rupturas de pequenas áreas, a realização de laser permite o reparado dessa lesão e descolamento menor.

Os quadros mais graves também podem ser reparados e podemos escolher entre dois métodos diferentes:

• Introflexão escleral: colocar-se uma bandagem de silicone em torno do olho, juntando novamente a retina no tecido;

• Vitrectomia: remove-se o gel vítreo localizado na parte de trás do cristalino e na frente da retina.

Para escolha da cirurgia mais adequada, é fundamental realizar uma análise cuidadosa do quadro do paciente, optando pelo procedimento que ofereça mais chances de recuperação e que diminua os riscos de perda da visão.

Como será a recuperação desta cirurgia?

A recuperação após a cirurgia dependerá de diversos fatores, como o grau do descolamento, a técnica realizada, além da saúde geral do paciente.

Para definir os cuidados necessários, consideramos as condições e características de cada quadro.

No geral, receitamos medicamentos e indicamos hábitos que ajudem a evitar complicações que comprometam a saúde dos olhos, como infecções ou inflamações.

O repouso é recomendado e a duração dependerá do tipo de cirurgia e gravidade do quadro, sendo necessários retornos periódicos ao consultório para acompanhamento do quadro e dos resultados obtidos.

Ressaltamos que realizar a cirurgia descolamento de retina é crucial para evitar consequências mais graves, incluindo a perda definitiva da visão.

Portanto, ao suspeitar de uma lesão ocular ou perceber pontos flutuantes, visão embaçada ou outros problemas em sua capacidade visual, procure imediatamente a oftalmologista.