top of page
Cir Ref
ícones doenças e tratamentos-03.png
Cirurgia Refrativa
O que é CR?
O que é Cirurgia Refrativa?

A cirurgia refrativa é um procedimento realizado com o objetivo de tornar o paciente independente dos óculos e das lentes de contato. A principal modalidade é aquela que utiliza um laser (excimer laser) para mudar o formato da córnea e corrigir o erro refracional, sendo possível corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Quem pode realizar CR?
Quem pode realizar a Cirurgia Refrativa?

Como dito anteriormente, a cirurgia consegue tratar miopia, hipermetropia e astigmatismo. Para realizá-la, o paciente precisa estar com o grau estável e ter mais do que 21 anos.

 

Como nós mudamos o formato da córnea com o laser, é muito importante saber se ela "suporta" essa alteração, sendo que quanto maior o grau a ser corrigido, maior será a modificação realizada. Para saber se é possível realizar a cirurgia refrativa é necessário uma consulta oftalmológica e exames que avaliem a córnea, sendo um dos principais a tomografia de córnea

Tipos e CR
Tipos de Cirurgia Refrativa

Existem dois principais procedimentos:

•     PRK          •     LASIK

lasik-prk.webp
PRK
PRK

Nesse tipo de cirurgia, removemos mecanicamente a camada de células mais superficial da córnea, o epitélio, e em seguida é aplicado o excimer laser.

 

Após essa etapa, é colocada uma lente de contato gelatinosa que funciona como um curativo. Ela é temporária e é retirada entre o quinto e o sétimo dia de pós-operatório.

Essa técnica cirúrgica consegue bons resultados, apesar disso o tempo de recuperação do paciente é mais longo, podendo gerar oscilações da visão principalmente no primeiro mês de cirurgia.  Há maior desconforto nos primeiros dias de pós operatório, o qual é minimizado com o uso das medicações no pós-operatório.

LASIK
LASIK

No LASIK , primeiramente confeccionamos o flap que é um corte de espessura parcial na córnea que fica preso em  um determinado ponto.

Esse flap  pode ser realizado com o uso do microceratomo (aparelho que faz o corte com o uso de uma lâmina) ou com o uso do femtosegundo (laser que separa as fibras de colágeno da córnea e, dessa forma, faz um corte de alta precisão). Ambos os métodos podem ser realizados, mas pelos estudos sabemos que a previsibilidade é maior com o uso do femto segundo, ou seja, mais preciso. 

 

Após confeccionado, o flap é levantado e é realizada a aplicação do excimer laser que faz o tratamento.
 
Em seguida o flap é reposicionado, o que permite uma proteção da região operada e não é necessário a colocação de lente de contato. Dessa forma, há menor desconforto  e a recuperação visual é mais rápida, sendo que em poucos dias a visão costuma estar boa. 

33.png
botao whatsapp-01-01.png
Ícones botoes site-01.png
Ícones botoes site-02.png
Ícones botoes site-04.png
Ícones botoes site-03.png

Dra. Carolina Satie Kita     -     Médica Oftalmologista - CRM-SP 161566 / RQE 84470

bottom of page